segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Sistemas elétricos da aeronave

Estamos de volta, como diz meu caro amigo Pedro Bial...Agora vamos falar sobre os sistemas elétricos da aeronave. O básico dos sistemas elétricos é: eletricidade(ora, não diga!?). Pois é, mas muitas pessoas não sabem como energizar a aeronave. Então vamos lá! No painel superior(Overhead), ligue a bateria da aeronave. Depois, tem a opção "External Power", ou "Ground Power", que são as fontes de energia externas. É somente um gerador elétrico que é conectado á uma "tomada" na fuselagem da aeronave, que fornece energia pra poder iniciar o APU. Legal...Mas o que é APU?? Bem, o APU(Auxiliary Power Unit-Unidade de Força Auxiliar) é o gerador elétrico da aeronave. É como um alternador de carro, só que nas turbinas. Ok, voltando á explicação de como energizar a aeronave. Você ligou a External Power, agora desligue os "packs" dos motores e a sangria dos motores e do APU(APU Bleed e Eng. Bleed). Depois disso, ligue as bombas de combustível(Fuel Pumps). Feito isso, procure o seletor para iniciar o APU(APU Start). Ligue-o. Após ligar, você irá verificar que voltímetro do está indicando que está se gerando energia. Quando o voltímetro se estabilizar, você irá perceber que as luzes dos geradores do APU(APU Gen) irão acender, dizendo que estão disponíveis. Ligue-os. Feito isso, a aeronave já estará energizada, e aí então você poderá iniciar normalmente todos os sistemas da aeronave, como bombas hidráulicas, aquecedores, ar condicionado, etc. Note também que após energizar a aeronave, os sistemas do painel, como os displays e o FMC, irão ligar. Ok... Liguei a aeronave toda, mas e os sistemas do painel?? O que é o que? Bem, temos diferentes tipos de displays no painel. Os mostradores analógicos não tem como se confundir, pois são todos separados, mas os Displays LCD, como os do Boeing 737 NG, causam um pouco de confusão em algumas pessoas. O PFD(Primary Flight Display-Tela Primária de Vôo) é a tela onde aparecem as informações básicas para a navegação aérea, tais como velocidade indicada, altitude, velocidade vertical e ângulo de inclinação. O MFD(Multi Functional Display-Tela Multi Funcional) é onde aparece a trajetória do avião, além de informar velocidade do vento, a proa(Heading) da aeronave, e nas aeronaves com CDU(FMC-Boeing, FMGS-Airbus, FMS-Embraer)
mostra também o plano de vôo. E por último o EICAS(Engine Indicating and Crew Alerting System-Sistema de Indicaçãos dos Motores e Alerta de Tripulação) é responsável pela informação sobre o funcionamento e estado dos sistemas da aeronave, tais como estado dos motores, sistemas elétricos, combustível, etc.
Bom galera, é isso. Qualquer dúvida, já sabe!
Um abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá Pedro Borges,

    Desenvolvi uma tecnologia e gostaria de saber se ela poderia ser aplicada em aeronaves. Não entendo nada de eletrônica e elétrica em aeronaves.

    A tecnologia é um receptor óptico de comandos que vêm do sistema eletrônico central. Todo o sistema eletrônico não precisa gerenciar alta voltagem ou tensão. Pelo avião passariam apenas cabos ópticos (naturalmente insentos à distúrbios eletromagnéticos externos) com redundância. Como o receptor é um conversor burro, ele também pode ser redundante.

    A idéia é eliminar o risco de "corte" de conexão entre os comandos físicos(EX: Flaps) e o comando eletrônico. E poder centralizar ao máximo o sistema de controle central.

    Caso exista alguma oportunidade podemos conversar melhor e aplicar investimentos.

    Abs.

    Jonas Gozdecki (jonasgozdecki@hotmail.com)

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