domingo, 18 de janeiro de 2009

Conceitos básicos

Olá amigos...o artigo de hoje fala sobre um assunto que a maioria das pessoas esquecem, mas que é importantíssimo. Assuntos como o funcionamento dos flaps, freios aerodinâmicos, mais conhecidos como spoilers, velocidade relativa, velocidade real, sistemas de vôo...E é sobre isso que vamos falar agora. Como já devem saber, a aeronave voa pela sustentação provocada pelo deslocamento de ar sobre as asas. Os flaps atuam justamente aí. Quando se extende os flaps, a superfície alar aumenta, além de o formato curvado para baixo no bordo de fuga das asas(a parte de trás das asas). Isso acarreta um aumento da sustentação da aeronave. Quando a aeronave perde a sustentação, ou seja, a velocidade dela é mais baixa do que o necessário para "empurrar" as asas para cima, dizemos que a aeronave entrou em stall. Por exemplo: a velocidade aproximada em que um Boeing 737-300 entra em stall é de 140 nós. Quando você extende os flaps ao máximo, essa velocidade cai para aproximadamente 110 nós. E por falar em velocidade...Esse é o nosso próximo assunto. Muitas pessoas se equivocam á respeito dos diferentes tipos de velocidade. A Velocidade indicada(indicated airspeed), mostrada nos instrumentos como KIAS(Knots Indicated Air Speed-Velocidade indicada do ar em Nós) NÃO é a velocidade real. Ela leva em conta a velocidade do vento e a direção do vento. A Velocidade em relação ao solo, mostrada nos instrumentos como GS(Ground Speed), essa é a velocidade real do avião. Por exemplo: Sua aeronave está viajando à velocidade de 330 KIAS, com vento de 40 nós contra o avião. Sua GS é de 290 Nós, e essa é a sua velocidade real. E é importante ressaltar que a GS é a que conta como a velocidade para o limite das operações em solo, como taxi. Tudo bem...Estou voando numa boa...Mas estou na aproximação e estou rápido demais..E agora???O que eu faço?? E é aí que entram em ação os spoilers, ou freios aerodinâmicos. Quando se abrem os spoilers, a superfície do spoiler causa um atrito com o ar, que reduz bruscamente a velocidade do avião. Outra dica importante é de que os trens de pouso reduzem bastante a velocidade. Logo assim que atingir a velocidade de restrição do uso dos trens de pouso, abaixe-os. Isso irá evitar o uso dos Spoilers e fará com que a velocidade da aeronave não aumente, o que atrapalharia imensamente o pouso.
Bom..Acho que deu pra entender legal os conceitos básicos...então..Até a próxima! Um abraço!

3 comentários:

  1. Estou iniciando no Fsx agora pra aprofundar mesmo pra conhecer tudo .
    eu teho 18 anos mais eu jogo faz muito tempo desde o 98 mais eu so jogava pra brincar mesmo nada sério .
    sobre a velocidade eu queria saber aquela velocidade que mostra no PFD da aeronava ela e a velocidade em KIAS certo ?
    pra min saber a velcidade GS eu tenho que saber a velocidade do vento que vem contra o aviao certo ? como eu vou saber a velocidade do vento ?
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa Onassis, desculpaa demora pra responder, é que ando muito ocupado com um curso. Bom, a GS normalmente é apresentada no PFD, ao lado da proa(pelo menos nos Boeing é assim). Mas para se calcular a GS, tem q ser levado em conta a direção e velocidade do vento, pra subtrair ou somar sua influencia.Se o vento vem de frente pra voce, entao subtraia da velocidade a força que o vento faz CONTRA VC, nao a velocidade total do vento. Se o vento for de cauda, pegando por tras da aeronave, vc soma a velocidade do vento. Espero q tenha respondido a sua pergunta!mais uma vez desculpe a demora;)
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola cmte Pedro Borges, sou piloto novato na vatsim brasil, gostei muito das dicas do amigo,estou aprendendo sobre o 737-300 da wilco e sua ajuda foi muito valida.Abraços do amigo Wanderlei

    ResponderExcluir